Shhhh!!!
Não contem a ninguém que eu estou aqui, eu deveria estar estudando, mas quando vc começa a somar quando deveria multiplicar provavelmente é hora de fazer uma pausa. Fazer uma pausa e trocar os números pelas palavras.
Vou continuar então, a reclamar sobre o sistema de aprovação por provas e testes.
Pra começar que não é eficiente. O professor não só perde tempo fazendo-as como também corrigindo-as por horas intermináveis, e acaba lendo muita besteira também. E isso tudo para o aluno não aprender praticamente nada - a não ser pelos poucos que realmente aprendem decorando as coisas, mas estes são muito raros.
A prova na verdade não prova muita coisa sobre o que o sistema quer descobrir sobre a capacidade do aluno. Muita gente não sabe a matéria, mas sabe como fazer uma prova, como deduzir respostas na hora, ou como obte-las na carteira ao lado, ou simplesmente estudou bastante; ao mesmo tempo, tem gente que não é capaz de guardar um nome de uma estrutura celular nem pra salvar a própria vida. Como isso pode ser justo?
Prefiro trabalhos, problematizações, projetos... qualquer coisa que exija que o conhecimento seja aplicado e utilizado. Essa sim é uma boa maneira de avaliar o desempenho de um aluno. Pra não falar que é muuuuito mais fácil para um professor, sentar na cadeira e apenas ouvir!
Mas a pior parte disso tudo, na verdade, é querer avaliar algo tão abstrato quanto o conhecimento com números!!!
Não existe nada em número a não ser a quantidade ou ordem que ele representa.
Tudo bem, talvez eu esteja levemente irritada com os números, mas imagino que pelo menos algumas pessoas estejam entendendo o que estou dizendo. Estou falando de saber e entender uma matérias mas não ter saco de ficar horas em casa repetindo exercícios inúteis e sem aplicação nenhuma.
Esse tipo de avaliação, meus amigos, é o pai do "estudar só para passar", e a culpa não é dos alunos.
Hunf!
Enfim, Euler descobriu que não estou trabalhando na equação dele, tenho que voltar...