quinta-feira, 30 de julho de 2009

Bolhas de rebeldia

Complexo de James Dean - rebelde sem causa

Complexo de Dean Winchester - rebelde com distintivo

Complexo de Orca Brava - rebelde de várzea, sabe? aquela rebeldia moleca?


Pra que correr atrás do pinguin quando ele pula direto pra sua boca?
Pra que calcular curvas de perseguição quando o instinto já faz o trabalho todo sozinho?

Em nome de uma oceanografia menos exata.

The bubbles of revolution
Are floating around our heads
The fly so high, nearly reach the sky
But like my dreams they fade and die

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Números... e mais números

Shhhh!!!

Não contem a ninguém que eu estou aqui, eu deveria estar estudando, mas quando vc começa a somar quando deveria multiplicar provavelmente é hora de fazer uma pausa. Fazer uma pausa e trocar os números pelas palavras.

Vou continuar então, a reclamar sobre o sistema de aprovação por provas e testes.

Pra começar que não é eficiente. O professor não só perde tempo fazendo-as como também corrigindo-as por horas intermináveis, e acaba lendo muita besteira também. E isso tudo para o aluno não aprender praticamente nada - a não ser pelos poucos que realmente aprendem decorando as coisas, mas estes são muito raros.

A prova na verdade não prova muita coisa sobre o que o sistema quer descobrir sobre a capacidade do aluno. Muita gente não sabe a matéria, mas sabe como fazer uma prova, como deduzir respostas na hora, ou como obte-las na carteira ao lado, ou simplesmente estudou bastante; ao mesmo tempo, tem gente que não é capaz de guardar um nome de uma estrutura celular nem pra salvar a própria vida. Como isso pode ser justo?

Prefiro trabalhos, problematizações, projetos... qualquer coisa que exija que o conhecimento seja aplicado e utilizado. Essa sim é uma boa maneira de avaliar o desempenho de um aluno. Pra não falar que é muuuuito mais fácil para um professor, sentar na cadeira e apenas ouvir!

Mas a pior parte disso tudo, na verdade, é querer avaliar algo tão abstrato quanto o conhecimento com números!!!

Não existe nada em número a não ser a quantidade ou ordem que ele representa.

Tudo bem, talvez eu esteja levemente irritada com os números, mas imagino que pelo menos algumas pessoas estejam entendendo o que estou dizendo. Estou falando de saber e entender uma matérias mas não ter saco de ficar horas em casa repetindo exercícios inúteis e sem aplicação nenhuma.

Esse tipo de avaliação, meus amigos, é o pai do "estudar só para passar", e a culpa não é dos alunos.

Hunf!

Enfim, Euler descobriu que não estou trabalhando na equação dele, tenho que voltar...

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Square bubbles

No final do semestre passado me disseram: equações diferenciais é mais fácil que cálculo II.

Parte de mim queria acreditar, queria mesmo, o professor era gente boa e ajudava a turma em tudo o que podia. Porém um bom pedaço da minha mente gritava que eu não teria essa sorte.

Ainda não decidi se é mais difícil ou mais fácil mesmo, sendo a minha preguiça a grande catalisadora desse meu pavor por certas equações homogêneas e características e fatores integrantes e mais um monte de coisas que eu vou estudar só amanhã, porque não caem na prova de amanhã.

Enfim, acho que já deu pra perceber que o culpado pela minha ausência neste blog é esse terrível sistema de aprovação por notas de provas. Não só estou sem tempo como também não tenho um pingo de criatividade para escrever, e ninguém merece um monte de bolhas quadradas e sem imaginação.

Depois do dia 4, porém, estarei de volta.

In black.