domingo, 30 de maio de 2010

Ode to San Lorenzo

Quem aqui sabia que este era o santo favorito dos chefs?

Aparentemente ele foi torturado sobre chamas e depois de um tempo, pediu a seus torturadores que o virassem, pois um lado já estava no ponto. Ha! Boa presença de espírito. Coisa rara nos católicos.

Bem, isso foi apenas a nível de curiosidade. Vim mesmo registrar que comer é uma das minhas três coisas favoritas no mundo - as outras duas vocês podem imaginar. Quer dizer, quantas outtras atividades vocês conhecem que são essenciais a nossa sobrevivência e oferecem momentos tão saborosos?

Queijo derretido de uma pizza (de calabresa/portuguesa/marguerita/atum/etc), salmão assado com batatas, strogonoff, salada de grão de bico, feijão bem temperado, arroz, soltinho cuscuz marroquino, sushi, yakissoba, camarão empanado, filé a francesa, caldo verde, churrasco, queijo nozinho, frango grelhado, macarronadas, pão com manteiga!!!

E pra beber? Suco de maracujá, vinho (tinto suave, branco para peixes), guaraná Mineirinho, chá (gelado/quente/Matte/das cinco/ de todas as horas!), cerveja alemã, vodka com suco, sucos direto das frutas, leite puro, somos mamíferos!

Finalmente, chocolate. Tortas e bolos, mousses, gelatina, petit gateau, sorvete, pirulito, pavê, bombom, bala 7 belo, maria mole, doce de leite, palha italiana, brigadeiro comido direto da panela... oh heaven...

Isso tudo já resume bastante coisa, mas os momentos em torno disso tudo são a melhor parte de comer. O brinde no bar antes de dar o primeiro gole, comida de vó na casa da vó, comida de mãe na casa da mãe, as fofocas em volta do brigadeiro quentinho, a lareira crepitando atrás da garrafa de vinho, as gargalhadas de uma receita que não deu certo, as histórias do primeiro feijão queimado, a aprovação da pessoa pra quem você cozinhou... a conversa que não acaba mesmo depois que a comida acabou.

Momento nostalgia.

Momento parafraseante a um filme, em que se eu fosse católica, pediria a mesma coisa que Frances Mayes a São Lorenzo. Ela conseguiu tudo que queria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário